6 Benefícios de ir ao dentista regularmente

6 Benefícios de ir ao dentista regularmente

A maioria das pessoas só procuram os dentistas quando já estão sentindo dores no dente, e isso muitas vezes acontece por falta de informação.

Nossa população, em geral, tem a cultura de não realizar consultas preventivas com médico e nem com dentistas e esperam o problema aparecer para procurar ajuda, mas isso pode ser muito prejudicial para o resultado do tratamento.

Para fazer você mudar de hábitos, selecionamos 10 benefícios de frequentar o dentista com regularidade.

1 – Perder o medo

Muitas pessoas ainda têm medo de ir ao dentista e não suportam nem mesmo ouvir o barulho do motorzinho e por isso acabam deixando de procurar ajuda.

Na verdade, se você não procura ajuda o quanto antes para o seu problema o medo só tende a piorar já que o tratamento se torna cada vez mais complexo.

Por isso o ideal é finalizar todos os tratamentos que forem precisos e depois realizar visitas de rotina a cada seis meses, para garantir que não há nada de errado.

2 – Prevenir problemas bucais

A maioria dos problemas dentários pode ser evitada, como por exemplo as cáries, os canais e até a extração de um dente. O problema quase sempre se torna pior por falta de cuidado adequado.

Por isso manter as consultas de rotina podem te ajudar a prevenir o aparecimento de problemas do tipo, com limpezas periódicas e avaliação regular de um do profissional impede que muitas doenças se desenvolvam.

Além disso os dentistas podem te ajudar a ajustar a escovação e a forma de uso do fio dental para que a limpeza seja feita da maneira correta e não haja potencializadores para as doenças bucais.

3 – Tratar problemas ainda no princípio

Nem todo problema relacionado aos dentes causa dor logo no início, muitas vezes um dente pode ficar infeccionado ou com cárie sem ao menos dar qualquer sinal de que a saúde não vai bem.

Com o acompanhamento periódico do dentista fica mais fácil que ele identifique a necessidade de tratar um dente antes mesmo de você sentir dor ou desconforto e isso torna o processo muito mais rápido e fácil.
Quando a dor chega é sinal de que pode haver infecção ou sensibilidade no dente e isso indica que houve complicação.

4 – Manter o sorriso bonito

Não tem como negar, um sorriso bonito com dentes bem cuidados é o melhor cartão de visita que você pode ter, seu sorriso é a primeira impressão que terão sobre você e por isso investir nele não é perda de tempo.

Os tratamentos ortodônticos e de estética dental podem contribuir muito para melhorar a fisionomia do seu rosto.

Mais do que apenas mostrar um sorriso bonito, é também pensar no hálito, é muito desconfortável conversar com pessoas que tem mau hálito, isso tira qualquer interesse na pessoa ou na conversa.

O mau hálito deixa desconfortável também a pessoa que o tem, logo se torna visível que o interlocutor está incomodado que fica claro que o problema está na sua boca.

Além disso uma boca saudável, com dentes alinhados e brancos ajuda na sua auto estima e melhora a sua postura a confiança, melhora sua auto aceitação.

5 – Prevenir outros problemas de saúde:

Muita gente não sabe mas, existem doenças bucais, que quando não tratadas, podem influenciar na saúde como um todo.

Problemas com a mastigação podem causar dores de ouvido e até quadros de sinusite, essa dificuldade de processar os alimentos na boca ainda pode causar azia e refluxo pela textura do alimento que é enviado ao estômago.

Existem algumas bactérias, presentes em quem tem problemas com tártaros que afetar a saúde do coração causando endocardite bacteriana, que é a presença de bactérias nocivas dentro do coração.

6 – Maior economia de dinheiro

Pode parecer estranho, consultas mais frequentes ao dentista ser mais barato que uma visita quando sente dor, na verdade isso é muito lógico.

Uma consulta de rotina tem um valor muito inferior ao valor cobrado por tratamento dentários, pagar por uma limpeza ou a retirada de uma cárie representa menos da metade do valor cobrado pela realização de um canal, por exemplo.

Isso sem pensar no dinheiro que será gasto com exames, remédios e consultas periódicas até que o problema seja totalmente solucionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *