Quem resolve ingressar na faculdade de odontologia não precisa ficar com essa visão fechada de consultórios. Apesar de ser uma opção comum, o dentista pode atuar em várias frentes.
Abaixo, conheça algumas alternativas para atuar no mercado de trabalho.
1 – Serviço público
O setor público é uma das áreas mais promissoras e com ótimas oportunidades de trabalho para a odontologia.
Aqui, é possível atuar em frentes de políticas públicas da saúde, ainda mais com a ampliação de programas voltados para a higiene bucal.
Além disso, os dentistas também podem atuar nas unidades militares e em bases de atendimento à população. Há ainda os cargos disponíveis para dentistas atuantes em órgãos de vigilância sanitária e de auditorias.
O setor público também permite que o dentista possa atuar em conjunto com investigações policiais, já que é possível coletar provas em braquete porcelana, ver formato das arcadas dentárias, entre outros procedimentos.
De acordo com o Ministério da Saúde, a rede pública emprega cerca de 30% dos dentistas do país, com foco em unidades básicas, centros de especialidade odontológica e hospitais.
Uma das grandes vantagens de trabalhar no setor público é a segurança financeira. No entanto, as jornadas costumam ser mais intensas, em comparação aos consultórios.
Além do mais, é preciso saber lidar com a ausência de equipamentos e materiais na rede pública. Muitas vezes, falta notebook novo para melhor atuação do dentista, sendo necessário contornar essas problemáticas.
2 – Ensino e pesquisa
A área de odontologia também tem ótimas oportunidades para ingressar no ensino e na pesquisa, principalmente para quem deseja continuar os estudos.
Há muitas vantagens desse tipo de atuação, começando pelo salário, bonificações e o reconhecimento do seu trabalho. No entanto, é preciso percorrer uma longa jornada, já que tornar-se um pesquisador é algo que demanda muito aprimoramento.
3 – Empresas
A indústria de produtos odontológicos também oferece ótimas oportunidades para os dentistas atuarem como gestores, consultores e até mesmo assistentes comerciais.
Assim como no setor público o salário também é excelente, mas o profissional não conta com a segurança e estabilidade.
No entanto, dependendo de quanto o dentista crescer na organização, ele pode ser reconhecido como a “cara” da companhia, ou seja, uma espécie de carimbo empresa que atesta a qualidade dos produtos. Sendo assim, torna-se difícil perder um cargo dessa altura.
4 – Consultórios
Os consultórios são bastante tradicionais por conta da flexibilidade de trabalho que oferecem aos dentistas.
O profissional pode escolher o melhor horário para trabalho, porém, os ganhos também são diferentes a cada mês.
Mas há a autonomia de não precisar lidar com chefes, além da possibilidade de montar um negócio do jeito que você sempre sonhou – escolhendo até os mínimos detalhes.